PLANEJAMENTO JARDIM II

07:16 Edit This 0 Comments »
Turma: Jardim II

Áreas de conhecimento


- Conhecimento Lingüístico
. Linguagem oral
. Linguagem escrita
. Artes - expressão plástica, expressão corporal, música.
. Matemática

- Conhecimento de Mundo
. Ciências naturais
. Ciências sociais

Objetivos


- Conhecimento Lingüístico
. Saber usar a língua como veículo de comunicação
. Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias
. Expandir a capacidade de criação
. Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas guais seu uso se faça necessário.
. Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato.
. Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa
. Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais.
. Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais.
. Desenvolver a coordenação motora.
. Desenvolver a criatividade
. Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.

- Matemática
Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências.

- Conhecimento de Mundo
. Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural
. Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos
. Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.


Tema: Eu – Família - valores

Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. Linguagem oral
- Histórias
- Interações através da linguagem
- música

. Linguagem escrita
- Desenho
- reconhecimento e escrita do nome

. Expressão plástica
- massa de modelar
- giz de cera
- jornal (boneco)

. Expressão corporal
- movimento do corpo com uso de música
- brincadeiras sobre valores

Matemática
- número de irmãos
- relações de parentesco
- seriação (tamanho, idade)
- classificação (objetos de uso da família)
- exploração de conhecimento do corpo
- noções de tempo (calendário- dia da semana, mês, ano)
- simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso)

Conhecimento de Mundo

. Ciências naturais – ser humano
- conhecimento das etapas da vida
- conhecimento das partes do corpo
- órgãos do sentido
- necessidades do homen (água, alimento, ar)
- higiene do corpo

. Ciências sociais – a criança e a família
- reconhecimento de si próprio como membro de uma família.
- identificação dos componentes da família, relação de parentesco
- conhecimento do local e tipo de moradia (endereço, rua, número, bairro).


Tema: Escola – Animais

Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. Linguagem oral
- ampliação do vocabulário (descrição de pessoas, objetos, e situações da escola)
- músicas
- histórias

. Linguagem escrita
- reconhecimento dos diferentes profissionais que atuam na escola. (profissões)
- Desenho
- escrita

. Expressão plástica
- confecção de animais com sucata
- dobraduras
- pintura
- colagem

. Expressão corporal
- brincadeiras na área externa da escola

Matemática
- noções de grandeza – (grande pequeno)
- noções de tempo – (hora: café, lanche, saída)
- figura geométrica – (círculo)
- classificação de animais
- cores primárias

Conhecimento do Mundo
. Ciências naturais
- importância da água na preparação dos alimentos, na higiene do corpo, no cuidado com as plantas da escola
- características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc)
- cuidados com animais (água, comida, vacinas etc.)
- características de animais

. Ciências sociais – a criança e a família
- diferentes tipos de trabalhos realizados na escola (trabalho das serviços gerais, diretora, professores e outros)
- trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras)
- instrumentos usados no trabalho escolar (lápis, papel, cola, livros, jogos etc)
- organização do trabalho escolas (direitos e deveres de cada um)
- animais na vida do homem (trabalho, alimentação)
- preservação de animais (animais em extinção)


Tema: Meio Ambiente – Índio

Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. Linguagem oral
- música com ritmo (batida de tambor, gritos de índio)
- música de animais, sons de animais.

. Linguagem escrita
- quebra cabeça
- Desenho
- confecção de jogos, cocar, dobraduras

. Expressão plástica
- modelagem com argila (objetos e adornos indígenas)
- animais (sucata)

. Expressão corporal
- representação de dança indígena (fita de vídeo)

Matemática
- cor: (pintura indígena, confecção de colar e utilizando várias cores)
- seqüência/forma/contagem: confecção de colar, enfeites, construção de ocas, barcos, lanças etc.
- posição: dança (dentro, fora, na frente, atrás, perto, longe.
- numerais: (animais e filhotes)


Conhecimento de Mundo

. Ciências naturais
- importância da água no meio ambiente
- poluição, lixo
- importância da água na vida do índio, pesca, lavoura, lazer etc.

. Ciências sociais
- diferentes tipos de trabalho:- economia de subsistência – plantar, caçar, pescar
- instrumentos de trabalho do índio (arco/flecha, peneira etc.)
- a importância do homem no meio ambiente (seu pode r de transformar o meio, construir ou destruir


Tema: Mãe – Dia do trabalho - alimentação

Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
Linguagem oral
. pesquisa (nome da mãe, onde trabalha, o que a mamãe mais gosta)
- música (mamãe)
- poesia (mamãe)
- pesquisa (dia do trabalho – profissões)

. Linguagem escrita
- confecção de cartão
- montagem de cartaz
- escrita do nome da mãe
- desenho (mãe)
- material portador de texto (folhetos de propaganda de presentes, livros da avon, natura, revistas femininas, rótulos de produtos de maquiagem)

. Expressão plástica
- dobradura de flor
- pintura de cartão

. Expressão corporal
- teatro (vivenciar os afazeres da mamãe )

Matemática
- pesquisa (a cor dos olhos, cabelos, pele/cor da roupa preferida (mamãe )
- data do aniversário
- a cor das verduras, frutas e legumes.
- classificação (frutas, verduras, legumes) de acordo com as características
- compridos/curtos
- grande/pequenos


. Ciências naturais
- conhecimento das verduras, legumes, frutas
- como consumi-los
- como são preparados

. Ciências sociais
- as diferentes profissões
- qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos)
- os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc.)
- quem produz?
- onde vende?


Tema: Festa Junina

Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. músicas típicas
- histórias
- lendas
- fogos de artifício, balão, bombinha.
- instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc)
- pesquisa de comidas típicas
- a origem da festa junina (folclore)

. Linguagem escrita
- elaborar receitas
- convites
- cartazes
- confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu)

. Expressão plástica
- recorte/colagem
- quebra cabeça
- construção de dobraduras juninas

. Expressão corporal
- dança
- representação de comidas em barracas

Matemática
- construção de dinheiro, fichas (p/representar as compras)
- cores (bandeirinhas, balão, fichas etc.)
- quantidades (pesquisa das preferências da classe: comida doces etc.)
- construção de gráfico de votos

. Ciências naturais
- alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque)
- alimento base para preparar os doces juninos
- como é o sítio?

. Ciências sociais
- a importância do trabalho agrícola


Tema: Revisão dos conteúdos anteriores
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. ampliação do vocabulário
- conversas sobre os trabalhos
- histórias

. Linguagem escrita
- cópia de palavras
- desenhos de histórias
- desenho livre
- desenho na lousa (interna e externa)

. Expressão plástica
- recorte/colagem
- trabalho com massinha (livre)
- pintura (livre)

. Expressão corporal
- brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morta - vivo, passa anel etc.

Matemática
- cores (mistura de cores já trabalhadas)
- números (referente aos conteúdos já trabalhados)
- jogos

.Conhecimento natural
- alimentos
- higiene

. Conhecimento social
- trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar p/a conservação da escola, cuidar do material da sala.


Tema: – Folclore – Dia dos Pais

Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. música típicas
- história
- lendas
- pesquisa e música para o Papai

. Linguagem escrita
- construção de livro de historia
- desenho ( – folclore)
- animações e desenho sobre brincadeiras
- anotações

. Expressão plástica
- confecção de brinquedos, dobraduras
- pintura – lembrança para o Papai
- modelagem, maquete

. Expressão corporal
- brincadeiras folclóricas.

Matemática
- numerais
- noções de tempo: antes/depois, ontem/hoje, etc.
- nossa cidade ontem e hoje

.Conhecimento natural
- Rio Piracicaba – água
- peixes
- lixo

. Conhecimento social
- Rio Piracicaba – ontem e hoje
- como o homem utilizou o rio no passado. E no presente?


Tema: Primavera – Estações do ano

Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
- música
- histórias
- pesquisa

. Linguagem escrita
- desenho
- produção de álbuns, mural
- reconhecimento e escrita de algumas palavras contextualizadas

. Expressão plástica
- exploração de diferentes materiais (terra, grãos, etc.)
- recorte e colagem
- confecção de objetos e maquetes utilizando técnicas variadas de desenho e pintura
- confecção de dobraduras

. Expressão corporal
- desfile da primavera
- dramatização das estações do ano

Matemática
- noções de números (trabalho com diferentes, quantidade)
- classificação (folhas, sementes)
- seqüências (trabalhar com sementes)
- seqüências (montar cenas em seqüências lógicas (amanhecer, meio dia, entardecer, noite

.Conhecimento natural
- clima (em cada estação)
- plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar)

. Conhecimento social
- as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no inicio da nossa cidade?)


Tema: Criança - trânsito

Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. música
- histórias
- conversas interativas
- ampliação de vocabulário

. Linguagem escrita
- desenho (montagem de cartaz)
- alfabeto - levantamento de palavras (referente aos temas)

. Expressão plástica
- montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc.)
- construção (carrinho, maquete, etc.)
- pintura
- dobraduras

. Expressão corporal
- brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc.)
- dramatização (sinais de trânsito)
- representação (teatro, música)

Matemática
- cores (semáforo)
- simbolização (sinais de trânsito)
- noções de direção e sentido (brincadeira com bola)
- seqüências (figuras geométricas, brincadeiras)
- seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc.)

.Conhecimento natural
- a criança (ECA-cuidado c/alimentação, higiene, saúde)
- a poluição (ônibus, carro, trem, etc.)

. Conhecimento social
- as ruas, avenidas, pistas (utilização)
- a criança (ECA-direitos e deveres)



Tema: Brasil (15 novembro)

Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. música
- história
- conversas interativas
- ampliação de vocabulário

. Linguagem escrita
- produção de álbuns
- produção de livros
- alfabeto (palavras contextualizadas)
- desenho

. Expressão plástica
- pinturas (símbolos do Brasil)
- confecção de bandeira
- massa de modelar (cores)
- construção de mapas

. Expressão corporal
- dança
- dramatização
- brincadeiras

Matemática
- correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho etc.)
- cores (Brasil)
- idéia de quantidade (símbolo dos jogos olímpicos)
- os cinco arcos, cinco vogais, estrela de cinco pontas etc.

.Conhecimento natural
- florestas (início do nosso país)
- águas (mares, rios)
- terras (como é usada)
- globo terrestre (visualização as águas, as terras)

. Conhecimento social
- descobrimento
- habitantes (ontem, hoje)
- mapa (Estados, cidades)

Tema: Natal (Paz, amor, respeito)
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. música
- histórias
- conversas

. Linguagem escrita
- desenho (livre cartão)
- produção de livros
- escrita de palavras contextualizadas
- folhetos de propaganda (produtos de natal)

. Expressão plástica
- confecção de dobraduras, cartões etc.
- pinturas
- montagem de árvore de natal

. Expressão corporal
- dança com músicas
- representação
- brincadeiras

Matemática
- seqüências numéricas (bolas coloridas)
- cores (enfeites)

.Conhecimento natural
- alimentação (festa natalina)
- calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.

. Conhecimento social
- reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria etc.
- costumes da sociedade:trocas de presentes, amigo secreto.

0 comentários: